Um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo, o Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como Mercadão, enche os olhos – e a barriga – de quem o visita, mesmo que você já tenha ido lá inúmeras vezes. Sempre há algo novo para provar! Para todos os lados que você olha encontra novas cores, aromas e sabores.
Desde sua inauguração, em 1933, o mercado tem muita história pra contar. Além de ser uma grandiosa obra de arquitetura é a cara da cidade por conta da pluralidade de pessoas, de comidas típicas e de sotaques e idiomas, e sempre está na listinha obrigatória de quem vem de fora.
São dois andares para você explorar: o térreo, onde estão as lojas com uma variedade gigante de alimentos, que vão de frutas, legumes, doces de todo tipo, conservas, queijos e azeites, e o andar de cima – inaugurado em 2004 – com restaurantes de várias especialidades. Portanto, você precisa ir preparado com sua sacola: é quase impossível sair de lá sem comprar algo.
SÃO VÁRIAS AS OPÇÕES DE RESTAURANTES NO MERCADÃO MUNICIPAL DE SÃO PAULO:
Enquanto você faz seu passeio pelos stands, prepare o paladar porque todos os vendedores fazem questão que você prove os produtos antes de comprá-los. Por isso, muita gente desiste do lanchinho depois das compras. Dito isso, a dica é aproveitar para experimentar tudo que quiser, mas separar um lugarzinho no estômago para o lanche, porque vale a pena.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO MERCADÃO?
Comidas: Quando se fala em comida, entre tantas gostosuras, é difícil fazer escolhas, né? Agora você precisa decidir se prefere o sanduíche de mortadela ou os pastéis e bolinhos de bacalhau, os três lanches que disputam o coração dos visitantes. Eles vêm em uma porção gigante e vão garantir (ou não) sua disposição para seguir passeando pela cidade. Além deles, hoje o Mercadão traz restaurantes árabes, japoneses, lanche de pernil, uma variedade de risotos e chope tirado na hora.
Novidade gourmet
Gosta de comida nordestina? O requisitado chef Rodrigo Oliveira inaugurou em outubro de 2018 o Mocotó Café. O restaurante fica no bloco H, nos fundos do Mercadão. Além de um café da manhã reforçado, no almoço você pode experimentar o famoso baião de dois e os requisitados dadinhos de tapioca e, para terminar com chave de ouro, o sorvete de rapadura. Para o café da manhã, uma boa pedida é o pão de mandioca artesanal na chapa e suco de cajuína.
Compras: Uma grande variedade de produtos para todos os bolsos. Está nos seus planos economizar? Dê uma volta e pesquise para comparar os preços, pois algumas frutas exóticas tendem a custar mais caro. Você vai se perder no meio das delícias em conservas, temperos secos, azeites de diversas nacionalidades, queijos exóticos, frutas frescas, frutas cristalizadas, doces de chocolate e outros com cara de infância bem coloridos, carne e peixe frescos, geleias, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Arquitetura: Quer encher seu feed do Instagram de cores? O Mercadão é o lugar perfeito pra isso. Projetado por Felisberto Ranzini e feito pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o local abriga uma grande estrutura inspirada na arquitetura eclética. Os 72 vitrais no teto são lindos e ajudam na iluminação natural. Esse é um dos motivos para encontrarmos muitos fotógrafos passeando pelo local. Com 12.600 metros quadrados e quase 300 stands de compra, o lugar rende algumas boas horas de diversão e passatempo.
Dica extra: Bem na frente do Mercadão está o Mercado Municipal Kinjo Yamato, que também exige uma enorme variedade de frutas da época e alguns restaurantes típicos e alguns stands com plantas e flores. Aqui, vale a pena experimentar a coxinha de frango feita com massa de mandioca, uma verdadeira delícia!
Como chegar: A melhor maneira de chegar ao Mercadão é de transporte público, porque fica bem próximo das estações São Bento e Luz, da linha 1 Azul.
Se você preferir desembarcar na estação São Bento, desça na Rua 25 de março, vire à direita, na Rua Comendador Afonso Kherlakian e, em seguida, à esquerda, na Rua Cantareira.
Se for desembarcar na estação Luz, vá em direção à saída Avenida Prestes Maia (lado par), caminhe cerca de 100 metros em direção à Avenida Senador Queirós até a altura do número 900.
Rua Cantareira, 306 Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 6h às 18h Domingos e feriados, das 6h às 16h Contato: (11) 3313-3365
Comentarios